A maçã é um fruto proveniente da macieira. Ela, além de ser muito saborosa, traz muitos benefícios para a saúde, pois é altamente nutritiva, caraterizando-se como grande fonte de vitaminas e minerais e sendo indicada, inclusive, como alimento fundamental em dietas.
Rica em substâncias como flavonoides e ácido málico, a maçã previne intestino preso, gota, diabetes e doenças da pele, também melhorando o sistema nervoso e reduzindo a ansiedade. Ela também possui pectina em sua casca, que modera o apetite e garante saciedade.
A quercetina, por outro lado, é um antioxidante presente na polpa que combate o envelhecimento das células do sistema imunológico, tendo, ainda, o poder de afastar a gripe e fornecer vitamina C ao corpo. Sua ingestão é indicada para limpar o trato vocal, a faringe e a boca, prevenindo infecções na garganta.
O potássio e pectina existentes na maçã também evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, desintoxicando também o fígado e repondo as energias. A maçã é apontada, ainda, como benéfica para os dentes, pois os mantém brancos e saudáveis.
Máscaras de maçã são altamente utilizadas na pele, além do vinagre de maçã, que faz parte de inúmeras receitas para devolver brilho e maciez aos cabelos.
Por ser rica em fibras e pectina, a maçã traz grande sensação de saciedade e, por isso, é grande aliada do emagrecimento saudável. Além disso, a pectina reduz a absorção de açúcar, diminuindo a quantidade de gordura absorvida pelo corpo.
Existem, basicamente, quatro tipos de maçãs. A primeira é a maçã Fuji, que é um pouco ácida e crocante e, por isso, bastante usada em saladas de frutas, sobremesas e geleias.
A maçã Gala é mais macia e doce, altamente rica em antixoxidantes. É, atualmente, um dos tipos mais apreciados no Brasil. Já a maçã Red ou Argentina tem polpa mais branca e, quando madura, esfarela na boca.
A maçã Verde é bem ácida. Seu consumo é mais indicado para complementar pratos salgados, saladas e assados.
Especialistas recomendam a ingestão de uma maçã por dia, em jejum, pois esse é o momento em que os nutrientes são mais bem aproveitados pelo organismo. O ideal é comer a maçã com casca, já que ela concentra grande parte de suas vitaminas e minerais.
Foto: © Carlos E. Santa Maria - Shutterstock.com