A atividade física deve ser parte fundamental da vida de uma pessoa que pretende levar um estilo de vida saudável. Atualmente, a recomendação médica é para que se pratiquem exercícios físicos durante 30 minutos diários por cinco dias da semana.
A prática regular de qualquer atividade física traz alguns benefícios gerais tais como melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico e redução do risco de doenças cardiovasculares e prevenção de outras patologias. Além disso, exercícios físicos elevam a autoestima, combatem o mau humor, estresse e ansiedade.
As atividades físicas também garantem melhorias para o corpo do indivíduo. Os exercícios aeróbios - caminhadas, corridas e esportes - promovem perda de peso. Já exercícios anaeróbios - principalmente musculação - trazem ganho de músculos e ajudam a modelar o corpo.
A prática de atividade física por adolescentes já não é tão difundida quanto em tempos passados. O sedentarismo e a obesidade crescem nesta faixa etária e fazer exercícios é fundamental para combater estes dois males. Além disso, já está comprovado que a atividade física regular auxilia no desempenho escolar dos estudantes ao garantir melhor fixação dos conteúdos aprendidos e proporcionar relaxamento e redução do estresse.
Pessoas hipertensas ou com qualquer outra doença cardiovascular devem praticar exercícios físicos de maneira imprescindível. O tratamento destas doenças passa por regularidade na atividade física para, por exemplo, controlar a pressão arterial e impedir o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Para além dos outros benefícios, a atividade física é importante para garantir a vitalidade e o equilíbrio das pessoas maiores de 65 anos. Manter-se ativo também é uma forma de combater problemas psicológicos como a depressão que podem afetar fortemente idosos, principalmente aqueles que vivem sozinhos.
Atualmente, a medicina já comprova a existência de uma condição denominada vigorexia. Esta condição psicológica provoca prática exaustiva de exercícios físicos devido a uma insatisfação constante com o corpo. A vigorexia provoca, entre outros sintomas, muitas lesões musculares, perda de peso intensa, perda de apetite, baixa de desempenho sexual e possivelmente comportamento depressivo.
Foto: © wavebreakmedia - Shutterstock.com