O estresse é a forma física e emocional com a qual reagimos a uma determinada pressão, podendo causar sintomas mentais e físicos.
Cada pessoa reage ao estresse de uma forma, mas, em geral, os sintomas do estresse são tensão, irritabilidade, incapacidade de se concentrar, sentimento de cansaço extremo, dificuldades para dormir e outros distúrbios do sono.
Uma pessoa estressada pode ter a boca seca, coração batendo forte, dificuldade para respirar, dor de estômago, de cabeça, micção frequente e sudorese nas palmas das mãos.
Muitos vícios estão ligados ao estresse, tais como beber, fumar e usar drogas. Eles são vistos como uma válvula de escape e uma forma de se 'desligar' dos problemas.
Um estudo recentemente publicado indicou que programas de gerenciamento de estresse podem reduzir o risco de problemas cardíacos, incluindo o ataque cardíaco, em até 75% em pessoas com doenças cardíacas.
Há diversas maneiras de se combater o estresse e tudo dependerá do nível de estresse de cada pessoa. Atividades físicas, mudança de rotina, psicoterapia e até uma mudança de emprego são medidas que ajudam a combater esse mal.
Foto: © Ion Chiosea - 123RF.com