Micção - Definição

Abril 2018


Definição de micção

A micção é um termo médico para o fato de expelir urina da bexiga. Ela é possível graças ao relaxamento do esfíncter da bexiga, que se dá de maneira concomitante à contração do músculo da bexiga. Uma micção normal é um ato comandado pela vontade, indolor e que permite esvaziar completamente a bexiga. Em casos de problemas de micção, falamos de disúria, há necessidade de fazer força, gotas retardatárias, jato muito fraco e micção lenta. A frequência das micções, quando aumentada, é chamada de poliúria. Em determinadas situações, é possível observar sensações de queimação durante a micção e perdas urinárias ao longo do dia. Estes dois quadros fazem suspeitar de anomalia que deve ser comunicada a um médico especialista.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de janeiro de 2018 às 14:41 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Micção - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Glândulas suprarrenais - Definição
Enxaqueca basilar - Definição