Glândulas suprarrenais - Definição


Definição de glândulas suprarrenais

As glândulas suprarrenais são um par de glândulas situadas acima de cada um dos rins. De cor amarela e tamanho pequeno, essas glândulas tem por função a produção de diferentes hormônios. Uma parte da suprarrenal, chamada córtico-suprarrenal é a origem da secreção de três categorias de hormônios: os glicocorticoides dos quais o cortisol faz parte, os mineralocorticoides principalmente a aldosterona, e os andrógenos como a testosterona. A outra parte, a medula suprarenal, secreta as catecolaminas, que são a adrenalina e a noradrenalina. Doenças que atingem as glândulas suprarrenais podem reduzir ou inibir totalmente a produção desses hormônios.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2018 às 10:47 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Glândulas suprarrenais - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Glande irritada - Definição
Micção - Definição