Um caroço no pescoço pode ser causado por diversos motivos, que vão desde uma íngua inflamada até um nódulo ou contratura no pescoço.
O caroço no pescoço pode ser indolor ou causar dor e desconforto ao paciente. Além disso, ele pode surgir em qualquer parte do pescoço, tais como nuca, atrás das orelhas ou na região anterior do pescoço.
Os caroços no pescoço podem ser gerados por diversos motivos. São eles:
Quando os gânglios linfáticos se inflamam, formam ínguas que se manifestam na forma de caroço. Eles podem surgir na parte de trás do pescoço ou atrás da orelha, dependendo do gânglio que se inflama, causando dor e desconforto ao toque. Inflamações no dente, amigdalite ou otite podem gerar essas ínguas, que não necessitam de tratamento específico. Porém, se a íngua não diminuir depois de alguns dias, deve-se consultar um médico.
Esse sintoma deve ser avaliado por um endocrinologista. Geralmente, os nódulos na tireoide não causam sintomas, porém, em alguns casos, podem ser acompanhados dor de garganta, inchaço no pescoço ou dificuldade para respirar e engolir.
As contraturas podem formar um caroço doloroso na parte de trás do pescoço, que surgem quando o músculo se contrai de forma incorreta e não consegue voltar ao seu estado normal em repouso. Para tratar uma contratura muscular na região do pescoço, é recomendado tomar um banho de água bem quente, aplicar compressas quentes na região dolorida, massagear a região com pomadas anti-inflamatórias e fazer alongamentos.
Esse tipo de caroço ou cisto mede geralmente poucos centímetros e não causa dor. Porém, a região afetada fica mais vermelha e sofre aumento de temperatura. O tratamento desses caroços deve ser feito por um dermatologista, que poderá indicar a realização de uma pequena cirurgia para remover o cisto.
Nos casos mais graves, o surgimento de um nódulo no pescoço pode indicar a presença de um tumor. Nesses casos, o caroço vem acompanhado de outros sintomas como rouquidão, dificuldade para engolir, sensação de bola na garganta, engasgos frequentes, perda de peso e mal estar generalizado.
Foto: © GlebStock - Shutterstock.com