Conselhos para aliviar a dor no pescoço

O pescoço é um local complexo que consiste de ossos, músculos, tendões, tecido conectivo, entre outros. Por conta disso, essa região está propensa a lesões. Uma lesão em qualquer uma destas estruturas causa dor no pescoço. A dor no pescoço restringe os movimentos da cabeça e pode dificultar o dia a dia. É uma condição comum que pode ser tratata de várias maneiras.

Quiropraxia para o pescoço

As técnicas de quiropraxia para aliviar a dor no pescoço incluem manipulação da coluna vertebral e ajustes dos discos intervertebrais da região do pescoço. Muitas vezes, a dor de pescoço ocorre devido a um pinçamento na coluna ou desalinhamento dos discos.

Massagem no pescoço

Quando a dor no pescoço ocorre devido a um problema muscular uma massagem relaxante pode aliviar os nós e a rigidez dos músculos e aliviar a dor. No entanto, antes de aplicá-la é sempre aconselhável fazer uma visita ao médico para avaliar o caso.

Aplicar gelo no pescoço

Aplicar um pouco de gelo sobre a área dolorosa pode aliviar a dor.

Banho de água quente

Tomar um banho quente - de chuveiro ou banheira - pode relaxar os músculos e aliviar a dor. No caso de banheiras de hidromassagem, devemos direcionar o jato de água quente para a área dolorosa para o alívio imediato.

Alguns exercícios podem ajudar

Flexão e extensão

Os exercícios de flexão e extensão consistem em mover a cabeça para trás e para frente. Estes exercícios podem ser feitos em pé ou sentado. Você deve inclinar a cabeça para a frente e, em seguida, lentamente para trás e repetir o exercício várias vezes.

Rotação

Os exercícios de rotação são feitos girando-se a cabeça para a direita, esquerda, para frente e para trás. A cabeça deve mover-se muito lentamente e sem forçar os movimentos.

Flexão lateral

Os exercícios de flexão lateral consistem em inclinar a cabeça para os lados buscando unir as orelhas aos ombros. Você pode repetir o exercício de seis a sete vezes.

Conselhos para prevenir a dor no pescoço

Mantenha postura ereta sempre. Se você passa longas horas sentado, garanta que está na posição vertical, pois tendemos a nos curvar sem perceber, então a posição deve ser revista de tempos em tempos. Ajuste a posição do monitor do PC e o nível da cadeira conforme a sua necessidade para que a tela fique na altura dos olhos. Se a causa da dor é o estresse, aprenda a relaxar a mente e o corpo.

Foto: © Pikul Noorod - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Conselhos para aliviar a dor no pescoço', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade