A dor de garganta costuma gerar muito desconforto e pode ser causada por vírus ou bactérias. Algumas medidas simples ajudam a aliviar a dor de garganta e se sentir melhor.
A compressa quente ajuda em situações de dor de garganta infecciosa, pois aumenta o fluxo de sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório e também relaxa o músculo contribuindo para amenizar dores como a de garganta.
Beber muita água ajuda a aliviar a dor de garganta principalmente nas regiões de clima seco. O recomendável é beber, no mínimo, dois litros por dia.
Pastilhas e sprays à base de mentol, ambroxol, benzidamina, benzocaína, lidocaína e alguns anti-inflamatórios aliviam a dor na garganta por terem ação anestésica, mas não curam infecção. Por isso, são indicados para casos alérgicos.
O chá de alho ameniza a dor, pois a água quente dilata os vasos sanguíneos, reduzindo o processo de inflamatório. O alho melhora o sistema imunológico, pois é antioxidante e anti-inflamatório natural.
A dor de garganta aumenta quando se respira pela boca. A inalação natural descongestiona o nariz e ajuda a evitar a respiração pela boca. Você pode usar eucalipto, alfavaca, camomila ou casca de laranja.
Fazer gargarejo com casca de romã ajuda a curar a dor de garganta. Você pode, ainda, fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre.
Respirar um pouco de vapor, que pode ser do banho, ingerir mel, fazer gargarejo e tomar um chá de alho, gengibre ou maçã com canela ajuda a aliviar a dor de garganta rapidamente. Dormir um pouco também ajuda o corpo a se recuperar.
Foto: © Kamil Macniak - Shutterstock.com