É muito comum bebês sofrerem de inflamações na garganta e, na maioria dos casos, o pediatra receita remédios como paracetamol ou ibuprofeno, além de antibióticos em casos mais graves. Porém, algumas medidas caseiras ajudam a minimizar esses sintomas e reduzir o desconforto.
Um banho com água morna ajuda a fluidificar as secreções, bem como suco de laranja, que tem a função de elevar as defesas do organismo. Outra medida é lavar o nariz do bebê com soro fisiológico, caso existam secreções, além de agasalhar a criança e não expor o pequeno a ventos ou temperaturas baixas.
Os bebês com dor de garganta geralmente se recusam a comer ou a beber, choram quando engolem e apresentam secreções ou tosse. Eles podem, ainda, apresentar febre, náuseas, dores na barriga e garganta com pus.
Como a garganta deles está frágil e dolorida, a alimentação deve ser feita com alimentos moles a partir dos seis meses de idade. Sopas ou caldos mornos são ideais. Água e chás devem ser dados à vontade, pois eles ajudam a limpar a garganta e eliminam secreções. O mel também ajuda a hidratar a garganta e alivia o desconforto.
Foto: © Marina Pleshkun - Shutterstock.com