O aceclofenaco é um medicamento anti-inflamatório que possui forma genérica. Sua compra deve ser feita mediante apresentação de prescrição médica. Como qualquer outro remédio, só utilize após consultar um médico e leia a bula.
O aceclofenaco é indicado para o combate de dores e processos inflamatórios. Desta forma, utiliza-se o medicamento para dores de dente e musculares, dores após processos cirúrgicos, como o parto e reumatismos. Além disso, tratamentos crônicos como artrite reumatoide e espondilite também são feitos com uso de aceclofenaco.
O aceclofenaco tem ação semelhante a outro remédio anti-inflamatório mais conhecido, o diclofenaco. Em geral, suas ações começam a ser percebidas cerca de 30 minutos após a ingestão do medicamento.
A dose usual do aceclofenaco é de um comprimido de 100 miligramas por vez. Sua repetição deve se dar apenas 12 horas após o primeiro uso. Pacientes idosos podem manter a dosagem, que só deve ser alterada em caso de pessoas que sofram de insuficiência hepática. Nestes caso, só se pode usar um comprimido por dia.
Os principais efeitos colaterais do aceclofenaco são tonturas e incômodos gastrointestinais. Em geral, os efeitos são leves e revertidos facilmente. Há também outros efeitos, ocorridos muito raramente, como anemia, falta de ar e palpitações.
O aceclofenaco não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. Em grávidas, pode trazer risco ao feto. Ele também não é indicado para menores de 12 anos. Além disso, pacientes alérgicos ao aceclofenaco e o diclofenaco também não devem ingeri-lo.
Foto: © premkh - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter