Tratamento da sinusite

A sinusite corresponde a uma inflamação dos seios da face que provoca obstrução nasal, fortes dores de cabeça, dores musculares, falta de apetite, entre outros sintomas. O tratamento da sinusite vai variar de acordo com sua origem - aguda ou crônica - e a intensidade da doença.

Remédios para sinusite

A sinusite geralmente não exige tratamentos prolongados ou complexos. O combate aos sintomas da doença já é o bastante. Para as dores, recomenda-se o uso de analgésicos. A obstrução nasal se combate com descongestionantes ou irrigadores nasais.

Tratamento da sinusite bacteriana

Em casos de sinusite bacteriana, uma gama de remédios antibióticos pode ser utilizada para o tratamento da doença. As sinusites agudas, por exemplo, exigem uso de amoxicilina e, em caso de alergia à penicilina, claritromicina. Já nas ocorrências de sinusite crônica, os medicamentos mais prescritos são amoxicilina com clavulanato de potássio, cefprozil e clindamicina.

Tratamento da sinusite aguda

A sinusite aguda pode ser tratada com uso de analgésicos e anti-inflamatórios para combater a obstrução nasal. Além disso, podem ser utilizados corticoides orais para o tratamento. No entanto, todos estes medicamentos só devem ser tomados sob prescrição médica.

Tratamento da sinusite crônica

O tratamento da sinusite crônica é o mesmo da sinusite aguda. No entanto, sua duração pode se estender por até três ou quatro semanas. Caso o tratamento não surta efeito, é possível a realização de uma cirurgia para a drenagem dos seios da face. Um procedimento de correção de desvio de septo também pode ser realizada em alguns casos.

Tratamento da sinusite infantil

O tratamento da sinusite infantil é feito com antibióticos e outros medicamentos de uso infantil. A dosagem deve ser adaptada de acordo com idade e peso da criança e prescrita por um médico pediatra. Também se deve realizar lavagens nasais do bebê ou da criança com soro fisiológico ou água morna e sal. Além disso, pode-se realizar nebulizações.

Tratamento caseiro da sinusite

Um dos tratamentos caseiros mais comuns da sinusite é a solução de água morna e sal para liberação das vias aéreas. Outro remédio caseiro bastante difundido é a nebulização com eucalipto. Além disso, há outras formas de tratamento da sinusite como o chá de camomila e a nebulização com cascas de laranja.

Foto: © Olena_Zaskochenko - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Tratamento da sinusite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade