Ciprofloxacino: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
Ciprofloxacino é uma substância que tem ação antibiótica e é encontrada em farmácias sob a forma de comprimidos de 250 e 500 miligramas. Alguns de seus nomes comerciais são Ciproflonax, Proflox e Floxocip.


Para que serve (indicação)

O ciprofloxacino é recomendado para o tratamento de infecções bacterianas em adultos que afetam o trato respiratório, ouvido, seios da face, olhos, rins e trato urinário, órgãos reprodutores, órgãos abdominais, pele, ossos e articulações. Para crianças e adolescentes, seu uso é indicado apenas para infecções agudas em quadros de fibrose cística. Em qualquer idade, o remédio também pode ser utilizado após inalação de bacilos do antraz.

Como tomar (posologia)

A dosagem recomendada de ciprofloxacino vai depender da idade do paciente e da gravidade da doença. Em casos de gonorreia e cistite, por exemplo, a posologia é de dose única de 250 mg. Já em infecções que tragam risco à vida do paciente (pneumonia estreptocócica, sepse, peritonite, entre outras), a dosagem diária pode chegar a 1500 mg. Nas crianças, a dose é definida pelo peso do paciente até o limite de 1500 mg.

Efeitos colaterais

Os únicos efeitos colaterais do ciprofloxacino enquadrados como comuns (de 1% a 10% de incidência) são enjoo e diarreia. Já as reações incomuns são perda de apetite, agitação, dor de cabeça, distúrbios do sono, vômitos, gases, coceira e vermelhidão na pele, febre, alteração do funcionamento dos rins.

Contraindicações

O ciprofloxacino é contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer substância da fórmula, pacientes fazendo uso do relaxante muscular tizanidina, gestantes e lactantes. Em menores de 18 anos, o uso só pode ocorrer em casos de fibrose cística.

Atenção: o uso de ciprofloxacino está associado a casos graves de problemas no fígado. Portanto, a automedicação é totalmente contraindicada e apenas um médico especialista pode determinar se um paciente deve ou não utilizar essa substância.

Composição

Um comprimido possui 582,21 mg de cloridrato de ciprofloxacino equivalente a 500 mg de ciprofloxacino puro mais excipientes (celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, amido, água purificada, estearato de magnésio, dióxido de silício coloidal, macrogol, hipromelose e dióxido de titânio).

Foto: © 3DMAVR - Shutterstock.com

Diafragma - Definição
Mieloma múltiplo - Definição