Hidrocortisona: indicações e efeitos

A hidrocortisona é um anti-inflamatório, imunossupressor e cortisol, que pode ser injetado, tomado em comprimidos ou aplicado no corpo em forma de pomada.

Para que serve a hidrocortisona

A hidrocortisona em pomada ou comprimido é utilizada para tratar problemas dermatológicos, tais como eczemas e dermatites. Em geral, o uso de cremes e pomadas é prescrito para condições que afetem uma parte específica do corpo ou áreas sensíveis, como o rosto.

Já a hidrocortisona injetável é um medicamento indicado para uma série extensa de distúrbios de natureza dermatológica, endócrina, reumática, oftalmológicas e gastrointestinais. Em situações de choque anafilático, a hidrocortisona injetável também pode ser utilizada.

Pomada de hidrocortisona

Normalmente, a hidrocortisona é usada na forma de pomada já que as doenças de pele e reações alérgicas são mais comuns que as outras condições tratadas pela substância, também vendida em comprimidos e na forma injetável.

Hidrocortisona em comprimidos

A hidrocortisona em comprimidos deve ser tomada em doses, única ou ao longo do dia, de 20 a 240 miligramas por dia. Em crianças, a dosagem é determinada pela reação ao tratamento e pela gravidade do problema. Peso e idade também devem ser levados em conta pelo médico na hora de determinar a posologia utilizada.

Hidrocortisona injetável

A hidrocortisona injetável é um anti-inflamatório ministrado de forma intramuscular ou intravenosa. Ela é utilizada para reduzir os sintomas de dor, inchaço, vermelhidão e calor causados por alergias, reumatismo ou doenças respiratórias.

Efeitos colaterais da hidrocortisona

Os principais efeitos colaterais da hidrocortisona incluem inchaço nas pernas, aumento do peso, fraqueza muscular, aumento da produção de suor, dificuldades de cicatrização, dores de cabeça, tonturas, coceira na pele e sede mais intensa. Mulheres fazendo uso de hidrocortisona também podem sofrer alterações do ciclo menstrual.

Contraindicações da hidrocortisona

A hidrocortisona não deve ministrada em pacientes com infecção fúngica sistêmica ou com hipersensibilidade à hidrocortisona ou outro componente da fórmula.

Hidrocortisona em lactantes

Não há restrição de uso da hidrocortisona em gestantes, porém, como ela é excretada no leite, a mulher não deve amamentar enquanto faz uso de altas doses do medicamento.

Reações mais comuns da hidrocortisona

Pode haver euforia, insônia e desenvolvimento de úlcera estomacal em alguns pacientes que fazem uso da hidrocortisona.

Preço da hidrocortisona

A hidrocortisona é vendida na forma de genérico. O preço da pomada 10 miligramas varia de R$ 9 a R$ 15 para um tubo de 30 gramas.

Foto: © Anton Starikov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hidrocortisona: indicações e efeitos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.