Sinusite: causas, sintomas e tratamento

Aguda, subaguda ou crônica, a sinusite é uma infecção muito frequente. Estima-se que 90% dos adultos sofram com esse mal em algum momento da sua vida.

O que é a sinusite

A infecção dos seios da face é causada pela presença de micro-organismos externos que geram a inflamação denominada sinusite. Esse mal inflama a mucosa dos seios e a cavidade interna dos ossos faciais, que se comunicam com a cavidade nasal.

Causas da sinusite

A inflamação dos seios da face geralmente é provocada por vírus ou bactérias que invadem e irritam a mucosa nasal. A sinusite pode ser uma infecção pontual e atingir apenas um dos seios da face ou provocar danos a todos eles simultaneamente. Há quatro tipos de seios faciais: frontal, etmoidal, esfenoidal e maxilar.

Sinusite maxilar

O seio maxilar é uma cavidade encontrada no interior do osso maxilar. Esse seio faz parte da família dos seios paranasais, cavidade cheia de ar que se comunica com a cavidade nasal e é revestida por mucosas. A sinusite que atinge o maxilar é aquela que apresenta inflamação, geralmente causada por bactérias, vírus ou fungos, no seio nasal e sintomas como febre e congestão nasal.

A sinusite maxilar se diferencia das demais por causar dor insuportável, que aumenta quando a pessoa move a cabeça para baixo. Para tratar esse mal, são administrados antibióticos e descongestionantes nasais, às vezes combinados com corticoides.

Sinusite frontal

O seio frontal é uma cavidade do osso frontal, situada atrás da órbita dos olhos. A sinusite frontal trata-se, portanto, de uma inflamação do seio frontal, causada por uma infecção bacteriana, viral ou micótica, que gera dores na testa e atrás dos olhos.

Pansinusite

A pansinusite é a inflamação de dois ou mais seios faciais, gerando diversos tipos de sinusite. Pode ser de origem inflamatória ou infecciosa, podendo ser crônica ou aguda. Geralmente, esse tipo e sinusite é causado por problemas dentários e pode causar febre, dor nos olhos e na cabeça. Antibióticos são receitados geralmente para tratar esse mal.

Sintomas da sinusite

Os sintomas mais comuns da sinusite são nariz entupido, febre e dores de cabeça localizadas na mesma direção que os seios atingidos. As sinusites podem, ainda, ser crônicas.

Sinusite crônica

Alergia a ácaros ou poeira podem também causar a sinusite aguda. Nestes casos, há risco de a sinusite se transformar em uma condição crônica. Esse quadro, considerado crônico quando o paciente permanece mais de 12 semanas consecutivas com os sintomas da sinusite, também pode se agravar por conta de bactérias mais resistentes ou uso excessivo de antibióticos. Em alguns casos de sinusite crônica, é preciso a realização de uma drenagem do muco para que o problema seja resolvido.

Tratamento da sinusite

O tratamento da sinusite geralmente requer antibióticos, além da lavagem do nariz de forma contínua (ao menos duas vezes ao dia), que evita complicações nos brônquios. Como visto acima, outros procedimentos só costumam ser prescritos por especialistas para tratar pacientes com sinusite crônica.

Foto: © Piotr Marcinski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sinusite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade