A presença de sangue nas fezes é um sintoma que não deve ser ignorado. A causa, geralmente benigna, varia de acordo com o tom de sangue. É recomendável fazer uma consulta médica após o surgimento dos primeiros sintomas.
O primeiro diagnóstico de sangue nas fezes pode ser efetuado observando a cor do sangue presente nas fezes. Se o tom for mais negro, a possibilidade é de que a pessoa tenha melena, cuja causa principal são problemas gastrointestinais. Em caso de sangue mais avermelhado, pode haver um sangramento retal, o que indica problemas no cólon, reto ou ânus.
O sangue nas fezes pode ser invisível a olho nu, caracterizando um diagnóstico de sangue oculto nas fezes, um dos sintomas do câncer colorretal.
O sangue nas fezes pode ter diversas causas.
A mais comum das causas é a hemorragia digestiva inferior, que acomete pessoas com hemorroidas, causando dor e sangramento. Outra causa é a fissura anal, causada pela constipação. A proctite, infecção da mucosa retal, também pode ser uma causa. Problemas digestivos como doença de Crohn, colite ulcerosa e proctocolite são outras causas possíveis.
Os sangramentos digestivos altos são causados, geralmente, por úlcera, varizes no esôfago, tumores gástricos e erosão gástrica aguda.
Após uma avaliação, o médico recomendará pomadas ou cremes a base de corticoides para hemorroidas ou fissuras anais. Em casos mais extremos, pode ser necessária uma cirurgia.
Foto: © Mi.Ti. - Shutterstock.com