Fissura anal - Definição


Definição de fissura anal

Uma fissura anal é uma pequena lesão parecida com uma ferida localizada no ânus causando dores e sangramento no momento de evacuação das fezes. Nos raros casos onde a fissura anal não desaparece por si só ou com tratamento médico, ou se a dor for muito forte, é necessário operar. A operação, sob anestesia geral ou local, consiste em cortar um pequeno número de fibras musculares no esfíncter do ânus, na região da fissura: a tensão exercida na fissura pelo músculo será diminuída e permitirá a cicatrização. A complicação mais comum desta operação é uma dificuldade de reter as fezes durante alguns dias após a operação.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de fevereiro de 2018 às 15:29 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Fissura anal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Onicomicose - Definição
Osteofitose marginal - Definição