O que é um fetiche sexual

A idolatria dos fetiches recebe o nome de fetichismo e está presente em diversas partes do mundo, possivelmente em todas as culturas. Eles estão associados sobretudo a crenças e práticas religiosas e são objetos de estudo da Antropologia. Além desse sentido mais clássico, o fetiche também pode estar relacionado à superstição, como objetos associados à sorte ou azar.

O que é um fetiche

Um fetiche é um objeto material de culto ao qual um indivíduo concede propriedades mágicas ou sobrenaturais e que chega a ser venerado como um ídolo. A palavra vem do latim facticius, que significa artificial, inventado. Esse tipo de objeto era utilizado especialmente em tribos e civilizações antigas.

O que é o fetichismo sexual

O fetichismo sexual consiste na excitação sexual ou facilitação do orgasmo - tanto feminino quanto masculino - através de um objeto fetiche, como uma fantasia ou uma parte do corpo. O fetichismo também se refere, dentro do estudo da Psicologia, a um objeto ou parte do corpo não relacionado ao sexo e que provoca excitação. O termo fetichismo sexual foi criado pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud. Os objetos de fetiche podem se enquadrar em qualquer prática sexual, mas são especialmente utilizados em relações sadomasoquistas.

Fetiches sexuais mais comuns

O fetichismo sexual é considerado uma prática inofensiva, exceto em casos em que o desejo de uma pessoa provoque mal-estar significativo ao parceiro. Em alguns casos, o fetiche exacerbado pode inclusive indicar um transtorno psicológico importante.

Alguns exemplos de objetos de fetiche sexual são roupas íntimas e outras peças de vestuário, calçados em geral e sapatos de salto alto em particular, fantasias eróticas e brinquedos sexuais. Entre as partes do corpo, o fetiche mais comum é com relação aos pés. Por sua vez, aparelhos de estimulação sexual, como vibradores, não se enquadram na categoria de fetiches.

É importante entender que há diferença entre o fetiche e a simples estimulação sexual gerada a partir de certas roupas ou objetos. Para o fetichista, o objeto tende a ser muito mais excitante do que a própria pessoa em si. Portanto, alguém que simplesmente deseja que seu parceiro vista uma determinada roupa para uma ocasião especial ou para apimentar a relação não é enquadrado como fetichista.

Fetiches sexuais mais estranhos

Estão listados entre os fetiches sexuais mais estranhos a agalmatofilia (fetiche por manequins e estátuas), ursusagalamatofilia (fetiche por animais de pelúcia), parcialismo (excitação com a visão de sapatos de salto sobre pedais de acelerador de carro), salirofilia (fetiche em desarrumar o parceiro), infantilismo (fetiche em fraldas e fingir ser um bebê), hibristofilia (fetiche por crimonosos) e mecanofilia (carros, invenções e gadgets são os alvos da excitação).

Fetiches sexuais mais perigosos

O Manual de Diagnóstico de Distúrbios Mentais (DSM, na sigla em inglês), considera o fetiche como uma doença a partir do momento em que ele se converte em uma conduta recorrente e chega a afetar a vida social e o trabalho da pessoa e seu parceiro. Existem fetiches sexuais que podem colocar em risco a vida da pessoa e dos parceiros, como a hematolagnia (satisfação sexual com sangramentos durante a relação), pirofilia (prazer na manipulação do fogo) e o sadomasoquismo, que promove atos de tortura em si próprio e no parceiro.

Os perigos destas práticas vão desde o desgaste da relação com um parceiro que não possui os mesmos gostos até aumento no risco de infecções, de contágio por doenças sexualmente transmissíveis e mesmo a morte, como nos casos de fetiches de sufocamento ou afogamento.

Foto: © MihaPater - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que é um fetiche sexual', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade