Como e por que é feita a peniscopia

O exame de peniscopia, realizado por um médico urologista, tem o objetivo de detectar lesões causadas pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV).

Realização da peniscopia

O procedimento consiste na aplicação de uma compressa com ácido ascético em volta do pênis, durante dez minutos. Depois de a substância reagir, o local será examinado com um peniscópio, aparelho com lentes de aumento que amplia a imagem e facilita a identificação de lesões microscópicas.

Biópsia peniana

Uma biópsia será solicitada apenas no caso de detecção de verrugas ou outras anormalidades na região. Esse procedimento ajudará a descobrir que tipo de micro-organismo está causando as lesões.

Dores no exame de peniscopia

A peniscopia é um exame indolor e muito simples, não oferecendo incômodo ao paciente. Caso seja constatada a presença de HPV no organismo do paciente, o médico prescreverá um tratamento para eliminar as lesões.

Males identificados na peniscopia

A peniscopia identifica a presença do HPV, herpes, candidíase e outros tipos de infecção que atingem a região genital.

Peniscopia e HPV

O exame deve ser realizado assim que aparecerem os primeiros sintomas do vírus do HPV. Se a pessoa mantiver relações sexuais frequentes com uma mesma pessoa, é recomendável que ambos façam o exame para saber se houve transferência de vírus.

Cura do HPV no homem

Assim como nas mulheres, o HPV nos homens ainda não tem cura. Entretanto, é possível controlar os sintomas da infecção com tratamentos indicados por um clínico geral ou urologista.

Vacina contra o HPV em homens

A vacina contra o HPV no homem protege contra o surgimento de verrugas genitais e câncer anal e deve ser tomada por indivíduos que não estão infectados com o vírus HPV, com menos de 26 anos. A vacinação é mais indicada para homens que mantêm relações sexuais com outros homens e em pacientes com HIV positivo. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina para meninos de 12 e 13 anos. O objetivo é protegê-los do vírus antes que iniciem sua vida sexual.

Foto: © Lucy Liu - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como e por que é feita a peniscopia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade