Para que serve e como é feita a lipocavitação

A lipocavitação é um procedimento estético que utiliza um aparelho que emite ultrassons para combater a gordura localizada. Sua aplicação é feita principalmente no abdômen, coxas e quadris. A técnica não exige internação, anestesia ou nenhuma outra forma de ação invasiva. Por conta disso, ela é conhecida como lipoaspiração sem corte.

Para que serve a lipocavitação?

A lipocavitação tem como objetivo a redução da gordura localizada do abdômen, coxas, quadris e demais partes do corpo onde possa ocorrer acúmulo de material adiposo. Essa diminuição de gordura modela o corpo, reduz as medidas e promove o emagrecimento. O procedimento também é recomendado para a diminuição da celulite.

Como é feito o procedimento

A lipocavitação é feita com uso de um aparelho que emite ultrassons. Também é necessário a aplicação de um gel especial, semelhante ao utilizado no exame de ultrassom em grávidas, por exemplo, no local onde será realizado o procedimento. As ondas emitidas pelo aparelho alcançam a gordura subcutânea e geram sua degradação em ácidos graxos e glicerol. O primeiro será eliminado pelo fígado e o segundo, pela urina.

Resultados

A lipocavitação traz bons resultados, com redução da gordura localizada e da celulite. No entanto, são necessárias algumas sessões para que os efeitos comecem a ser sentidos. Além disso, como qualquer procedimento estético, os resultados só podem ser garantidos e mantidos com a realização de exercícios físicos e adoção de uma dieta balanceada.

Riscos

A lipocavitação é uma técnica totalmente segura caso seja realizado de maneira adequada por um profissional gabaritado. No entanto, há alguns riscos quando as medidas complementares ao tratamento não são adotadas. Os principais são aumento do colesterol, pois a gordura entra na corrente sanguínea após a lipocavitação, e possibilidade da gordura se instalar em outra parte do corpo. Para evitar esses dois problemas, é ainda mais importante realizar exercícios (até quatro horas após a sessão) e reduzir de maneira significativa o consumo de alimentos ricos em gordura.

Preço

Uma sessão de lipocavitação em clínicas de estética reconhecidas com equipamentos e profissionais de alto nível custa entre R$ 100 e R$ 150. Vale lembrar que, em geral, é aconselhável realizar ao menos cinco sessões para que os resultados apareçam de maneira mais evidente.

Lipocavitação ou criolipólise: qual o melhor tratamento?

A criolipólise é outro procedimento estético não invasivo que combate a gordura localizada. No entanto, ele é baseado na sucção e resfriamento da pele, o que pode causar dores, manchas avermelhadas, além de só poder ser realizado em áreas com acúmulo mais importante de gordura. Por conta disso, a maioria dos esteticistas aponta a lipocavitação como a melhor opção para quem deseja reduzir a gordura localizada.

Foto: © MaxShutter - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Para que serve e como é feita a lipocavitação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade