O Pilates é um método que compreende exercícios físicos e alongamentos utilizando o peso do próprio corpo. É, ainda, uma técnica de reeducação de movimentos para trazer equilíbrio físico e mental. Ao utilizar movimentos contínuos e suaves, o Pilates fortalece e estabiliza os músculos principalmente de abdômen, coluna e pelve.
Desenvolvido por Joseph Pilates na década de 20, o Pilates é um método que mistura reforço muscular e alongamento, melhorar a postura e tonificar os músculos. Feitos na posição deitada, esses exercícios também são indicados para prevenir e tratar problemas na coluna vertebral.
O Pilates prevê que os movimentos sejam executados de maneira lenta e concentrada, de forma a gerar mais equilíbrio e trabalhar os grupos musculares por inteiro.
Existem dois tipos básicos do método: o feito no solo ou em aparelhos. O Pilates solo, também conhecido como Mat Pilates, é bastante comum em academias e utiliza basicamente o peso do corpo e a ação de gravidade. Bolas e faixas podem ser eventualmente usadas para ajudar a executar os movimentos.
O Pilates com aparelhos, por sua vez, é realizado em equipamentos dotados de molas que ajudam a regular a intensidade e a dificuldade de cada movimento. Exemplos de aparelhos são o Cadillac, a Wunda Chair e o Spine Corrector.
O reformer é um dos principais equipamentos utilizados no Pilates. Com ele é possível trabalhar toda a musculatura do corpo, tanto na posição vertical quanto sentado, em quatro apoios e em pé.
Semelhante a uma cama deslizante com molas, o reformer permite a execução de vários exercícios, que podem ser complementados com bola, faixas, etc.
O Pilates traz benefícios à mulher em todas as fases da gestação, pois trabalha o corpo de maneira global, com fortalecimento e alongamento do corpo. Além de ajudar a manter uma boa postura, o Pilates fortalece o assoalho pélvico e dá força aos músculos abdominais, o que pode ser de grande ajuda para as gestantes.
A melhora da qualidade do sono também é outro benefício do Pilates importante para as futuras mamães, além do aumento da resistência física, maior agilidade e controle do peso, com desenvolvimento de técnicas de respiração que auxiliam no momento do parto.
Um dos exercícios mais executados no Pilates é o Tree (árvore), feito no reformer ou no barril. Ele fortalece os músculos do power house (centro de força) e necessita de concentração para não desalinhar a bacia.
O Push Up Sideways, feito na wunda chair, melhora o equilíbrio e a postura ao trabalhar com a flexão da coluna, fortalecendo braços, centro de força, ombros e músculos das costas.
Um terceiro exercício bastante executado é o Shoulder Bridge, também conhecido como ponte. Seu objetivo é elevar a resistência e manter a coluna saudável, fortalecendo também os músculos posteriores da coxa.
Foto: © Wang Tom - 123RF.com