Meditação: como praticar e benefícios

Conheça os benefícios da meditação, diferentes técnicas de relaxamento e seus benefícios para o corpo e a mente.

Apresentação

A meditação é uma prática milenar asiática, fortemente associada ao budismo e outras religiões orientais, que busca promover, por meio de diversas técnicas, a focalização da atenção do indivíduo. Nas últimas décadas, técnicas de meditação são cada vez mais adotadas ao redor do mundo como forma de método de relaxamento.

Benefícios da meditação

Uma série de benefícios físicos e mentais estão ligados à meditação, muitos deles inclusive vêm sendo demonstrados em estudos científicos. Pesquisas recentes apontaram, por exemplo, melhorias na postura corporal, controle da ansiedade e do estresse, redução de dores crônicas, aumento da disposição e maior produtividade e desempenho acadêmico e profissional.

Como fazer meditação

A meditação é um ato individual e praticantes mais avançados são capazes de meditar até em situações aparentemente inapropriadas. Para principiantes e de maneira ideal, deve-se buscar um local silencioso e eliminar as distrações. Sente-se de maneira confortável em uma almofada ou colchão e mantenha a coluna ereta. Feche o olho e concentre-se apenas em sua respiração. São esses os passos básicos da meditação.

Técnicas de meditação

Como dito anteriormente, existem diferentes técnicas e formas de meditação. Alguns exemplos são a meditação budista, meditação vipassana, meditação guiada e mindfulness. Veja mais sobre cada uma delas abaixo.

Meditação budista

Como o nome diz, a meditação budista é aquela realizada seguindo os preceitos do budismo. Seus objetivos, em geral, são espirituais, como a iluminação e o alcance do nirvana.

Meditação Vipassana

A meditação Vipassana, por sua vez, é uma prática meditativa indiana. O termo Vipassana significa 'ver as coisas como realmente são' e sua meta é a eliminação de pensamentos negativos em busca da felicidade e libertação completas. Essa técnica propõe um vigoroso olhar para dentro em busca de problemas e suas soluções, bem como a conexão entre corpo e mente.

Meditação guiada

A meditação guiada é aquela em que um praticante avançado, preferencialmente com formação para tanto, aponta os caminhos do relaxamento e da meditação para outra pessoa. Em tom suave, o instrutor vai guiando o novato em busca do ajuste da respiração, da postura e da focalização da atenção, objetivo final de qualquer técnica meditativa. Esse tipo de meditação pode ser feita com a presença física do instrutor ou a partir de gravações e vídeos.

Mindfulness

O mindfulness, que pode ser traduzido do inglês por 'atenção plena ou total', é uma prática meditativa moderna - apesar de baseada nos preceitos milenares - dissociada de doutrinas religiosas que visa dotar o praticante de formas de enfrentar os desafios impostos pelos tempos atuais, principalmente o estresse, a competição profissional e a onipresença da tecnologia em nossas vidas.

Mantras para meditação

Mantra, em hindu, quer dizer palavra. Sendo assim, um mantra é qualquer palavra dita durante o período de meditação. A mais conhecida e utilizada é o om (normalmente com o som do M prolongado) que transmite vibração suave e relaxante que auxilia a prática da meditação. Outras palavras muito usadas são termos curtos e de sentido positivo, como amor e paz.

Foto: © Corina Alina Dragan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Meditação: como praticar e benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade