Herpes - Definição

Faça uma pergunta

Definição de herpes

A herpes é uma doença viral e contagiosa causada pelo vírus da herpes simplex (HSV) que se manifesta através de problemas na pele e nas mucosas. Em caso de herpes, vesículas agrupadas aparecem na zona afetada. A herpes é benigna, mas pode ser mais grave durante uma gravidez, em recém-nascidos ou pessoas imunodeprimidas. Nesses casos, o vírus pode ser responsável por infecções pulmonares e até encefalite.

Distinguimos dois tipos de vírus da herpes: HSV1, mais comum em manifestações orais, e HSV2, que afeta as zonas genitais. Após um primeiro contato com o vírus, que pode passar despercebido ou causar bastante incômodo, o vírus continua presente no organismo mesmo quando os sintomas desaparecem.

Na sequência, ele pode causar recorrências sob a forma de herpes labial ou afta nos casos da HSV1. A afta é uma pequena vesícula ou grupo de vesículas aparecendo na junção entre a mucosa dos lábios e a pele do rosto. Fora seu aspecto antiestético, ela não é perigosa, mas a contaminação é frequente em casos de surtos.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também