a polyuria é a secreção de urinas em quantidades muito abundantes. Falamos geralmente de poliuria por um volume total superior a 3 litros por dia. Esse fenômeno pode ser associado à polidipsia, que corresponde a uma sede excessiva com consumo abundante de bebidas. O sujeito afetado de poliuria-polidipsia se encontra geralmente em um círculo vicioso. Esse fenômeno pode ser provocado por diversas patologias como no quadro da diabetes insípida ou na diabetes açucarada. A poliuria polidipsia pode ser um sinal de alerta de uma complicação da diabetes, a acidocetose diabética. Trata-se de um frequente modo de descoberta da diabetes tipo 1 principalmente na criança que bebe muito e urina de maneira anormalmente frequente durante o dia.
os sintomas da polyuria polidispia são:
o diagnóstico da poliuria polidipsia não é complicado uma vez que o critério de cada sintoma colocado em evidência no interrogatório ou após uma quantidade de diurese sobre 24 horas. Enquanto isso, a dificuldade vêm da pesquisa da causa dessa associação poliuria-polidipsia. Uma glicemia capilar é geralmente realizada, além de um exame de urina e às vezes uma quantificação da quantidade de proteínas sobre as urinas coletadas durante 24 horas. Diversos exames são realizados: uma análise sanguínea com ionograma, dosagem de creatininemia e cálculo de clareza da creatinina, além de uma análise urinária com ionograma.
existem tantos tratamentos quanto causas provocando a poliuria polidipsia. Os tratamentos prescritos visam portanto corrigir uma diabetes açucarada, regular os problemas hídricos ou electrolitos ou ainda corrigir uma insuficiência renal. Outras doenças provocam também a síndrome de poliuria polidipsia como um tumor cerebral ou um escape de potássio. O tratamento dessa síndrome passa portanto pelo tratamento da patologia da qual ela é o sintoma.