Veja no artigo abaixo informações sobre a hipermnésia, condição que garante memória de alta capacidade a seus portadores.
Hipermnésia corresponde a uma alta capacidade de memória de algumas pessoas. Apesar de vista como algo positivo, a condição pode provocar transtornos emocionais, distúrbios do sono ou quadros de ansiedade em alguns portadores.
Uma pessoa com hipermnésia dispõe de faculdades de memorização muito superiores à média e é capaz de se lembrar de diversos detalhes com relação a eventos cotidianos. Ele pode se lembrar, por exemplo, do que estava fazendo ou que comeu numa data precisa há muitos anos.
As causas da hipermnésia são difíceis de serem identificadas, pois a maioria dos seus portadores não são conscientes de sua memória excepcional. Os fatores mais evocados para explicar a hipermnésia são de ordem física e psicológica, como choques emocionais ou traumatismos.
Os tratamentos propostos para a hipermnésia visem sobretudo prevenir eventuais problemas psicológicos do paciente. Em alguns casos, são administrados medicamentos para reduzir a ansiedade e a angústia do paciente, auxiliando principalmente no sono.
Na maior parte das vezes, a hipermnésia traz apenas vantagens para o paciente. No entanto, uma abordagem terapêutica do problema, com acompanhamento psicológico, deve ser feita quando a situação passa a afetar o cotidiano do portador, que se torna agressivo, paranoico e sofre de insônia, entre outros fatores. Esses sintomas se explicam normalmente pelo medo do paciente em perder todo o estoque de informações de uma hora para outra.
Foto: © Elena Kharichkina - Shutterstock.com