A sensação de olhos secos causa muito desconforto e é causada pela ausência de lubrificação adequada. Ela pode, inclusive, gerar problemas de visão se não for tratada adequadamente.
Os olhos secos são causados pela falta de lágrima, que é fundamental para a lubrificação, nutrição e proteção das estruturas oculares, tais como a córnea e a conjuntiva. Outras causas podem ser a Síndrome do Olho Seco, ou Síndrome da Disfunção Lacrimal.
Quando os olhos estão secos, há sintomas como ardor nos olhos, coceira, olhos vermelhos, visão turva, sensação de areia nos olhos e desconforto quando se lê ou assiste à televisão.
Há alguns casos em que a ocorrência dos olhos secos é maior, tais como em pessoas acima dos 40 anos, em mulheres, devido às alterações hormonais da menopausa ou uso de anticoncepcional, uso de lentes de contato, clima seco, uso de medicamentos como anti-histamínicos, diuréticos, antidepressivos, alguns remédios para acne e descongestionantes ou cirurgias a laser nos olhos.
Ao consultar um especialista, ele fará um exame ocular, levará em conta suas informações pessoais e pode ainda medir o volume secretado de lágrimas do paciente. Além disso, o oftalmologista pode realizar testes para determinar a qualidade das lágrimas.
O colírio de lágrima artificial é muito utilizado nesses casos. Pode ainda ser necessário fechar algum dos dutos lacrimais, que drenam as lágrimas, para evitar sua perda. Isso é feito com plugs de silicone, que, em alguns casos, podem ser removidos.
Algumas medidas ajudam a reduzir a ocorrência desse sintoma, tais como descansar os olhos, piscar com mais frequência, beber bastante líquido, umidificar o ambiente, não fumar, usar óculos de sol, higienizar os olhos e, se necessário, fazer complementações com ômega 3.
Foto: © jgolby - Shutterstock.com