Existem diversos procedimentos para nutrir, reconstruir e alisar todos os tipos de cabelo utilizando a queratina. Saiba mais sobre eles.
A queratina é uma proteína rica em enxofre presente de forma natural no cabelo e também nas unhas. Além disso, ela pode ser incorporada de forma artificial aos fios por meio de diversos procedimentos para nutrir, reconstruir e alisar todos os tipos de cabelo.
A queratina proporciona resistência e rigidez a todas as partes do corpo onde é encontrada, principalmente cabelo e unhas. Por isso, muitas pessoas fazem uso de suplementação de queratina para fortalecer estas partes do corpo.
O uso de queratina beneficia qualquer tipo de cabelo, mas os tipos mais crespos e difíceis de pentear são os que mais percebem as qualidades da proteína. Tratamentos com queratina nutrem, reconstroem e dão brilho aos fios, além de ajudar a reduzir o tempo que o cabelo leva para secar e estimulam o crescimento dos fios. Estes tratamentos podem se estender por até seis meses dependendo do tipo de queratina empregada e a estrutura do cabelo.
Os tratamentos caseiros de queratina permitem recuperar a beleza natural do cabelo de forma fácil e barata, ainda que exija que a mulher passe algumas horas diante do espelho. Atualmente, existe uma variada gama de produtos que contêm queratina em farmácias e lojas especializadas e você deve escolher aquela que melhor se adapte ao seu tipo de cabelo. Siga as instruções do rótulo de maneira estrita para que o tratamento tenha sua eficácia potencializada.
Alguns produtos com queratina contêm também formol em sua composição, o que pode ser perigoso para a saúde. Por conta disso, recomenda-se ler o rótulo com atenção e evitar as marcas que utilizem formol, normalmente apresentado nas embalagens como formaldeído. Além disso, deve-se passar ao menos três dias sem lavar o cabelo ou realizar outros procedimentos após a aplicação de queratina.
Foto: © Trifonov Igor - Shutterstock.com