Pelada do couro cabeludo


Definição

a pelada do couro cabeludo é uma forma de alopecia (queda de pelos ou cabelo) que se manifesta por perdas de cabelos em placas. As causas desse fenômeno não são ainda precisamente determinadas. Essa patologia é atualmente considerada como uma provável doença autoimune, ou seja, causada pela agressão de células do organismo por seus próprios anticorpos. A pelada surge geralmente em uma pessoa em bom estado de forma, e pode afetar homens e mulher, não importa qual estágio da vida. Ela não se trata de uma doença grave ou causa complicações. Mas ela pode ter sérias repercussões psicológicas e na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Manifestações

a pelada se manifesta por uma queda de zonas inteiras de cabelo, classicamente chamado de placas. Em torno das placas bem delimitadas, o resto do couro cabeludo é perfeitamente normal. Essas quedas podem afetar qualquer parte do couro cabeludo. Sobre essas zonas de forma e tamanhos variáveis (geralmente entre 1 e 5 cm de diâmetro), a pele aparece lisa, reluzente, e sem nenhum estigma ou cicatriz, tanto que os cabelos em torno das placas serão mais curtos e mais espessos nas extremidades (cabelos chamados de peládicos). De acordo com a importância do problema, falaremos de pelada decalvante se ela afeta todo o couro cabeludo, ou de pelada universal se ela afeta as outras zonas peludas.

Diagnóstico

o diagnóstico da pelada é clínico, e nenhum outro exame complementar é necessário.

Tratamento

na grande maioria dos casos, os cabelos serão repostos eles mesmos sobre um período de 6 a 18 meses. De qualquer forma, diferentes tratamentos, como as reposições em aplicação cutâneo ou o minoxidil em aplicação local, permitirão favorecer a reposição do cabelo nas suas formas mais estendidas. Para casos de pelada mais marcadas, poderemos considerar tratamentos mais potentes como a puvaterapia utilizando raios ultravioletas. Além disso, um tratamento psicológico pode contribuir para um suporte às pessoas afetadas em caso de sofrimento importante.

Prevenção

suas causas sendo ainda mal conhecidas, nada permite hoje em dia de prevenir a aparição de uma pelada do couro cabeludo.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Pelada do couro cabeludo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Parotidite
Pênfigo vulgar