Parotidite: sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A parotidite, também conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença infecciosa que atinge a glândula parótida - a mais volumosa das glândulas salivares. Se não for tratada adequadamente, a infecção pode alcançar os ovários e testículos.


Definição de parotidite

A parotidite é uma doença altamente contagiosa. Causada por um vírus da família Paramyxoviridae, gera inchaço nas bochechas devido ao aumento das glândulas salivares, localizadas atrás da mandíbula inferior. Sua transmissão pode ocorrer pelo ar (tosse e espirros) ou devido ao contato com objetos contaminados. Pessoas de todas as idades podem contrair a doença, porém ela é mais comum em crianças de 5 a 15 anos.

Sintomas da parotidite

Os principais sinais de parotidite são inchaço das glândulas do pescoço, dor nas glândulas parótidas, febre, dor ao engolir, dor de cabeça, inflamação nos testículos e ovários, dor abdominal, rigidez na nuca, vômitos, calafrios e dores musculares.


Existem casos mais graves de parotidite que evoluem rapidamente para quadros de meningites, pancreatite, distúrbios renais e oculares. Por isso, a doença precisa ser avaliada em detalhes por um médico especialista.

Diagnóstico da parotidite

O diagnóstico da parotidite é feito por meio da observação clínica dos sintomas. Se necessária uma confirmação com exames clínicos, testes de saliva ou sangue detectam a presença dos vírus causadores do problema. Se a parotidite afeta apenas um lado, dura anormalmente muito tempo ou evolui com recaídas, o diagnóstico de parotidite crônica pode ser confirmado com uma ultrassonografia.

Tratamento da parotidite

Não existe tratamento específico para a parotidite viral. Apenas a prescrição de analgésicos para aliviar as dores. Cuidados gerais como adoção de uma dieta baseada em alimentos moles e leves, com temperatura morna e sem ácidos que provoquem dor também são recomendados.

Foto: © Tharakorn Arunothai - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também