A dor de garganta é um mal causado por quadros de faringite ou amigdalite, que são inflamações nesses locais. Mais da metade dos casos de dor de garganta é causada por vírus, mas há, ainda, os causados por bactérias, como a amigdalite bacteriana.
A amigdalite é uma inflamação na garganta que gera dor na região. A faringite bacteriana pode ser transmitida para outras pessoas, principalmente aquelas que mantêm contato aproximado com alguém infectado como familiares ou amigos muito próximos.
A faringoamigdalite é uma inflamação da amígdala e da faringe e pode ser causada por infecções bacterianas ou virais. A maioria dos casos é de origem viral, com processos benignos que se resolvem espontaneamente.
Os sintomas desse mal são dor de garganta, dor para engolir, febre, dores pelo corpo, na cabeça e prostração. Pode haver, ainda, pontos de pus nas amígdalas e aumento dos gânglios do pescoço. A faringite bacteriana também pode causar edema da úvula e pontos hemorrágicos no palato.
Quando o paciente apresenta a garganta inflamada, é preciso avaliar as características da inflamação e a existência ou não de sintomas associados. A amigdalite bacteriana frequentemente provoca febre, queda do estado geral, perda de apetite, apatia, dor no corpo e outros sintomas típicos de uma infecção. Além disso, pode ser coletado um material da garganta por meio de uma vareta de algodão na ponta, que colhe material para análise.
A amigdalite bacteriana pode levar a complicações, como abscessos e febre reumática. A dor de garganta causada por bactérias deve ser preferencialmente tratada com antibióticos e representa cerca de 20% dos casos desse mal.
O tratamento deve ser sempre feito com antibióticos por cerca de 10 dias. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. Pode-se, ainda, complementar esse tratamento com mel, própolis, papaína e gargarejo com água e sal.
Foto: © Dash - Shutterstock.com