Apatia - Definição

Abril 2018


Definição de apatia

A apatia é um estado de fadiga e de moleza acompanhado de uma indiferença ou ausência de emoções e desejos. O paciente apático não sente emoções, é indiferente a tudo, não tem vontade de fazer nada. A apatia pode, por vezes, ser um efeito colateral de transtornos hormonais como uma insuficiência de hormônios da tireoide. Ela pode também estar incluída em uma patologia psiquiátrica ou ser um sinal indicador dos transtornos psiquiátricos que estão a vir. Algumas pessoas apáticas não possuem a menor consciência do seu estado. As apatias podem aparecer depois de traumas psicológicos ou períodos de grande estresse.

Veja também

Artigo original publicado por asevere. Tradução feita por Jeff. Última modificação: 2 de fevereiro de 2018 às 11:59 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Apatia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Apendicectomia - Definição
Afasia primária progressiva - Definição