Sintomas e tratamento da amigdalite branca

Milhões de casos de amigdalite são diagnosticados a cada ano. Entre os tipos de amigdalite, há a amigdalite branca, chamada cientificamente de amigdalite aguda eritêmato-pultácea. Este tipo se trata de uma inflamação da garganta de natureza benigna na maioria dos casos. Esta condição é mais frequente em crianças do que adultos.

Sintomas da amigdalite branca

Coloração vermelha e dor de garganta, dificuldades para engolir alimentos, fadiga e febre são os sintomas principais da amigdalite branca. Estes sintomas podem se apresentar associados a quadros de mal-estar digestivo, fluxos nasais, tosse e dor na altura das orelhas.

A amigdalite branca se distingue da amigdalite vermelha pela presença de uma capa esbranquiçada que recobre ou mancha as amígdalas. No entanto, é importante mencionar que a presença desta capa não incide sobre os riscos e a gravidade da doença.

Causas da amigdalite branca

Assim como na amigdalite vermelha, a maioria dos quadros de amigdalite branca tem origem viral. O vírus causador da inflamação pode ser transmitido pelo ar (tosse e espirros), contato físico ou com objeto contaminado. Uma bactéria também pode causar amigdalite (branca ou vermelha). O tipo mais comum de bactéria que provoca amigdalite é o estreptococo do grupo A. Por fim, a amigdalite branca também pode ser causada por mononucleose.

Diagnóstico da amigdalite branca

A amigdalite branca é diagnosticada através de exame clínico da garganta e observação dos sintomas principais da inflamação. Uma análise laboratorial utilizando amostra da amígdala pode ser necessária para determinar o causador da condição e, consequentemente, definir o tratamento mais adequado. Este teste só pode ser feito em paciente com mais de 3 anos.

Tratamento da amigdalite branca

O tratamento, como já dito, depende da causa. Em caso de origem viral, o médico prescreverá paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides. Já se a origem for bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos, em geral amoxicilina.

Complicações da amigdalite branca

A amigdalite branca de origem viral não é uma condição grave e pode ser curada em menos de uma semana. Já a amigdalite branca bacteriana pode causar certas complicações, como reumatismo, abscesso e problemas renais caso o paciente não receba tratamento adequado no tempo correto.

Foto: © Suzanne Tucker - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas e tratamento da amigdalite branca', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade