A fascite plantar, também chamada de aponeurose plantar, é uma inflamação da planta do pé e calcanhar, partes do pé que tocam o chão ao caminhar descalço. É uma condição comum entre quem pratica esportes que exigem impulsos ou saltos (10% das pessoas que fazem corridas são afetadas). Provoca dor no calcanhar, que geralmente aparece após levantá-lo.
Suspender, por várias semanas, esportes que envolvem salto ou impulso, como maratona e corridas. Às vezes, é preciso parar de três a seis meses, ou mesmo um ano, até que a dor desapareça. Esportes que não causam dor como natação e ciclismo são aconselhados, desde que sejam praticados sem muito esforço.
Aplicar gelo várias vezes por dia pode aliviar a dor. Você pode colocar os pés em um balde de água contendo cubos de gelo, rolar uma garrafa de água gelada durante cinco minutos sob as solas dos pés, amarrar alguns cubos de gelo no pé ou colocar o pé em uma bolsa de gelo.
A prática de alongamentos ajuda a reduzir a intensidade da dor. Sente-se, colocando o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo, pegue os dedos do pé em uma mão e, em seguida, estique lentamente antes de liberá-los. Refaça a manobra com o outro pé. Este exercício permite alongar a fáscia plantar lentamente. Também recomenda-se alongar os músculos da panturrilha lentamente, várias vezes ao dia.
Medicamentos anti-inflamatórios podem ser prescritos em comprimidos, mas geralmente fornecem pouca melhora.
As injeções de esteroides realizadas com base em uma ultrassom podem dar bons resultados.
O uso de palmilhas ortopédicas é, às vezes, aconselhável.
A fim de evitar o aparecimento de uma fascite plantar, é aconselhável escolher sapatos bem adaptados aos pés e trocá-los assim que estiverem desgastados. Além disso, tente praticar exercícios de alongamento e massagear seus pés regularmente. As massagens podem ser praticadas com uma pequena garrafa cheia de água gelada, rodando-a sob os pés.
Foto: © LeventeGyori - Shutterstock.com