Pronação dolorosa do cotovelo em crianças

A pronação dolorosa do cotovelo é uma luxação benigna frequente entre crianças entre 1 e 5 anos. Como reconhecer o problema e fazer o tratamento?

Causas da pronação dolorosa

A pronação designa uma posição normal do membro superior em que as palmas das mãos são voltadas para frente. Já a pronação dolorosa do cotovelo é consequência de um traumatismo na região do antebraço, resultado geralmente de uma tração brutal. Essa situação acontece quando os pais ou pessoas próximas tracionam o braço da criança, puxando-o para cima para ajudá-lo a atravessar a rua, passar por cima de um objeto ou como forma de brincadeira. A tração causa um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação aos ligamentos, produzindo a dor.

Sintomas da pronação dolorosa

O único sintoma da pronação dolorosa do cotovelo é uma dor forte que surge logo após o acidente. Edema e vermelhidão não são comuns. A criança exprime dor através do choro ou evitando esticar o braço luxado. Em geral, ela deixa o braço estendido ao lado do corpo e a palma da mão fica virada para frente.

Diagnóstico da pronação dolorosa

A observação do braço lesionado costuma ser o suficiente para determinar a ocorrência da pronação dolorosa. Um exame de imagem pode ser necessário para garantir que o problema não se trata de uma fratura do braço.

Tratamento da pronação dolorosa

O tratamento da pronação dolorosa do cotovelo se dá através de uma simples manobra executada por profissional gabaritado. Com isso, a cabeça do rádio volta a se alinhar. A manobra, no entanto, deve ser feita no espaço de algumas horas após a lesão. Na maioria dos casos, a criança pode retomar suas atividades assim que a dor passa, em 15 a 30 minutos.

Prevenção da pronação dolorosa

Para evitar novos casos do problema, o mais indicado é que pais e parentes evitem tracionar o braço da criança. Quando os episódios são muito frequentes, é possível a realização de uma cirurgia para corrigir o desalinhamento.

Foto: © Vadim Guzhva - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Pronação dolorosa do cotovelo em crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade