O terçol é um nódulo vermelho e inchado que surge na pálpebra e pode durar até uma semana, atrapalhando a visão em alguns casos.
O terçol é causado por uma infecção das glândulas sebáceas e sudoríparas apócrinas e geralmente se forma na base da pálpebra. Ele é causado por questões como problemas nutricionais ou higiene inadequada. O terçol pode gerar dor, inchaço e pus e precisa ser avaliado por um médico caso não melhore em uma semana.
A primeira etapa para tratar o terçol é limpar as pálpebras com água ou soro fisiológico, massageando e pressionando levemente a protuberância em direção à sua borda. Compressas quentes também ajudam a minimizar os sintomas e diminuir o inchaço. É recomendável aplicar esses compressas várias vezes por dia.
É fundamental começar a higiene no local e aplicar pomada oftálmica assim que o terçol aparecer e a coceira na pálpebra for sentida. Não é recomendável usar antibióticos, mas cremes para a área dos olhos. Lentes de contato não devem ser utilizadas enquanto o terçol estiver presente no olho.
A melhor forma de evitar um terçol é ter boa higiene na região dos olhos. Retirar sempre a maquiagem antes de dormir é uma das medidas que ajudam a evitar que esse sintoma apareça.
Foto: © Galina-Peshkova- 123RF.com