O colágeno é uma proteína fundamental para a boa aparência da pele, pois dá estrutura e firmeza a ela. Produzido naturalmente pela pele, o colágeno pode ser encontrado em diversos alimentos, em suplementos ou em cremes hidratantes.
Além de manter as células da pele firmes e unidas, o colágeno também garante a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.
Os suplementos de colágeno devem ser utilizados quando houver baixa concentração dessa proteína no corpo, causando sinais como diminuição da espessura dos fios de cabelo, aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele, surgimento de rugas e linhas de expressão, aparecimento de estrias, diminuição da densidade dos ossos ou enfraquecimento das articulações e ligamentos.
Um dos grandes benefícios do suplemento de colágeno ou da ingestão de alimentos com essa proteína é notado a partir dos 50 anos, quando a pele ganha uma aparência mais envelhecida. Com um acompanhamento médico, é possível fazer essa reposição de colágeno.
O colágeno melhora a aparência da pele, previne o aparecimento de celulite, fortalece as unhas e o cabelo, aumenta a elasticidade da pele e previne o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Os principais alimentos com contêm colágeno são as carnes vermelhas e brancas, gelatina e geleia de mocotó. É preciso que se tome sempre o colágeno junto com alimentos ricos em vitamina C, tais como laranja, kiwi ou mamão, pois ela permite a absorção do colágeno pelo organismo.
Foto: © LarsZ - Shutterstock.com