A presença de gordura no fígado recebe o nome técnico de esteatose hepática]. O acúmulo prolongado de gordura nas células do fígado pode provocar quadros de inflamação e desencadear problemas mais graves como a hepatite gordurosa e mesmo casos de cirrose.
Em geral, os casos de gordura no fígado são provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas. No entanto, também há uma série de causas não alcoólicas para a ocorrência de gordura no fígado. Sobrepeso e obesidade, diabetes, desnutrição e perda brusca de peso e sedentarismo são todos fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado.
Os quadros iniciais e leves do acúmulo de gordura no fígado são assintomáticos. Em um segundo momento, o paciente começa a se queixar de dores na região abdominal, fadiga excessiva e perda de peso. Além disso, exames apontam o aumento do volume do fígado. Em situações mais avançadas, em que o quadro inflamatório já está instalado, os sintomas se agravam, com hemorragias, icterícia e acúmulo de líquido na cavidade abdominal.
O tratamento do acúmulo de gordura no fígado depende fundamentalmente da determinação da causa do problema, que deve ser combatida. Em casos de esteatose hepática alcoólica, por exemplo, é fundamental a interrupção do uso de álcool. Em geral, o tratamento não demanda uso de medicação e se baseia na adoção de um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática de exercícios físicos.
A dieta para quem tem gordura no fígado deve ser balanceada, pobre em carboidratos e gorduras saturadas e rica em frutas, legumes, verduras e, de modo geral, alimentos naturais. Também é importante consumir alimentos ricos nas chamadas gorduras boas, como as oleaginosas, abacate e alguns peixes (salmão, sardinha e atum).
Alguns chás auxiliam no combate à presença de gordura no fígado. O principal deles é o chá de carqueja. Além disso, uma solução de cebola também pode ser utilizada.
O acúmulo de gordura no fígado tem cura. Para isso, é fundamental seguir as orientações do médico de maneira estrita. Também é importante que o diagnóstico da esteatose seja feito de maneira precoce para evitar as graves complicações da doença.
Foto: © Alexey Grigorev - Shutterstock.com