Gastroenterite: causas, sintomas e tratamento

A gastroenterite é uma infecção bastante comum da região intestinal caracterizada por vômitos e diarreia. A doença, normalmente leve se tratada de maneira correta, pode ser causada tanto por infecções bacterianas quanto virais. A hidratação é a melhor forma de tratamento.

Causas da gastroenterite

A gastroenterite é causada por infecções bacterianas ou virais. Os vírus normalmente são transmitidos por meio de contato com uma pessoa infectada. Já as bactérias podem infectar uma pessoa por meio de consumo de água contaminada ou intoxicações alimentares.

Gastroenterite viral

A maior parte dos casos - cerca de 70% deles - de gastroenterite tem origem viral. O mais comum dos agentes patogênicos da doença é o rotavírus, mas outras espécies de vírus podem estar envolvidas no surgimento da doença.

Gastroenterite bacteriana

Apesar de menos frequente, a gastroenterite também pode ser ter como agente patogênico algumas bactérias. Nestes casos, o mais comum é que a doença seja provocada por intoxicações alimentares. Entre as espécies estão Escherichia coli, Salmonella e Campylobacter.

Sintomas da gastroenterite

Os principais sintomas da gastroenterite são vômitos e diarreia. É possível que eles sejam acompanhados por dores de barriga, cefaleia e febre. Em casos mais graves da doença, o excesso de vômitos e diarreia intensa podem provocar desidratação e exigir tratamentos mais sérios.

Gastroenterite infantil

A gastroenterite, geralmente uma doença leve, é mais grave e demanda maiores cuidados entre bebês ou crianças pequenas. Estas estão mais sujeitas a sofrerem de desidratação por conta dos vômitos e diarreia. Desta forma, é importante procurar um médico e manter a criança bastante hidratada durante o período de recuperação.

O que comer para gastroenterite

O tratamento da gastroenterite consiste primeiramente em uma hidratação correta, com ingestão de bastante água e alimentos líquidos. É importante também que o paciente se esforce para se alimentar de maneira correta, sem excessos. Caso esse tratamento inicial não surta efeito, pode ser necessário o uso de antibióticos para debelar a infecção.

Quanto tempo dura a gastroenterite

Na maior parte das vezes, a gastroenterite se resolve em menos de uma semana apenas com ajustes na alimentação do paciente. Caso os sintomas não desapareçam em 10 ou 15 dias, é importante procurar um médico, pois há risco de que outras doenças mais graves estejam provocando o problema.

Foto: © staras - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Gastroenterite: causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade