Diabetes - Definição


Definição de diabetes

O diabetes, termo comumente utilizado para a diabetes mellitus, é uma doença crônica dividida nos tipos 1 e 2. O diabetes tipo 1 em geral é congênito e se caracteriza por uma produção insuficiente de insulina no pâncreas. Já o diabetes tipo 2 é adquirido por pacientes que desenvolveram resistência celular à insulina. Ambos os mecanismos acarretam acumulação anormal de glicose nos tecidos e no sangue. A insulina é fabricada pelo pâncreas e tem como funções a diminuição da glicemia e favorecer a utilização do açúcar pelas células.

O tratamento dos dois tipos de diabetes consiste na adoção de um regime alimentar com restrição de açúcar, injeções diárias de insulina, uso de medicamentos e acompanhamento médico constante. Os tratamentos contra o diabetes visam a diminuição da taxa de açúcar circulante no sangue, pois a hiperglicemia crônica é responsável por complicações importantes a longo prazo, tais como perda de visão e amputações.
Publicado por asevere. Última modificação: 20 de dezembro de 2017 às 17:33 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Diabetes - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Desmodium - Definição
Diagnóstico diferencial - Definição