Diabetes - Definição

Faça uma pergunta

Definição de diabetes

O diabetes, termo comumente utilizado para a diabetes mellitus, é uma doença crônica dividida nos tipos 1 e 2. O diabetes tipo 1 em geral é congênito e se caracteriza por uma produção insuficiente de insulina no pâncreas. Já o diabetes tipo 2 é adquirido por pacientes que desenvolveram resistência celular à insulina. Ambos os mecanismos acarretam acumulação anormal de glicose nos tecidos e no sangue. A insulina é fabricada pelo pâncreas e tem como funções a diminuição da glicemia e favorecer a utilização do açúcar pelas células.


O tratamento dos dois tipos de diabetes consiste na adoção de um regime alimentar com restrição de açúcar, injeções diárias de insulina, uso de medicamentos e acompanhamento médico constante. Os tratamentos contra o diabetes visam a diminuição da taxa de açúcar circulante no sangue, pois a hiperglicemia crônica é responsável por complicações importantes a longo prazo, tais como perda de visão e amputações.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também