A balanite é uma inflamação masculina, já que afeta a glande do pênis. Na maior parte dos casos, é de origem infecciosa e pode ser transmitida por meio de relações sexuais. Se afeta também o prepúcio do pênis, recebe o nome de balanopostite. Em geral, a balanite se deve à falta de higiene dos homens adultos.
A balanite se manifesta por uma coloração rosada da glande, que pode ser acompanhada de coceira ou irritação na região afetada, odor desagradável e, em alguns casos, até feridas abertas.
Quando o médico urologista constatar a presença dos sintomas descritos acima, deverá buscar fatores de riscos da condição, tais como a não circuncisão do pênis, diabetes, outras infecções transmitidas sexualmente ou higiene íntima inadequada. Na sequência, a realização de exame clínico na área genital e a prescrição de um exame de sangue fecham o diagnóstico de balanite.
O tratamento da balante geralmente emprega remédios de uso local (antifúngicos, antibióticos ou corticoides). Em caso de persistência da inflamação podem ser prescritos antibióticos por via oral. Em casos de pênis com a glande encoberta, pode ainda ser avaliada a possibilidade de realizar uma circuncisão.
Uma boa higiene íntima evita a maior parte dos casos dessa infecção. Lavagens frequentes com sabonete antisséptico e o hábito de enxugar bem a parte íntima após o banho são medidas recomendadas. Em caso de ocorrência de sintomas, não aplique cremes ou medicamentos naturais sem antes consultar um especialista.
Foto: © joshya - Shutterstock.com