O atraso menstrual é um problema que atinge muitas mulheres. Existem diversas causas associadas ao atraso na menstruação, mas a maioria delas tem origem benigna.
Em uma mulher jovem, o atraso da primeira menstruação, conhecida como menarca, pode ser sinônimo de atraso no desenvolvimento. Em geral, a menina entra na puberdade entre os 8 e 13 anos. Considera-se precoce a puberdade iniciada dos 8 aos 10 anos. Por outro lado, adolescentes que ainda não menstruaram aos 16 anos devem procurar aconselhamento de um ginecologista para determinar as causas do atraso.
A gravidez é outra causa muito frequente do atraso do ciclo menstrual em mulheres sexualmente ativas. Esse fenômeno se deve à interrupção da ovulação e, por consequência, da menstruação. Para confirmar essa hipótese e eliminar dúvidas, é recomendável fazer um exame de gravidez. Outra causa de atraso do ciclo relacionada à gravidez é o aleitamento, que pode suspender a ovulação por alguns meses.
A interrupção da ingestão da pílula anticoncepcional após uso continuado ao longo de anos pode gerar atraso do ciclo menstrual. Geralmente, é necessário esperar alguns meses até que o ciclo volte ao normal. A ingestão da pílula que reproduz o estado hormonal da gestação pode também provocar amenorreia ou redução significativa do sangue da menstruação.
O estresse pode gerar atraso ou suspensão completa da menstruação. Problemas comportamentais e de alimentação também estão entre as causas psicológicas para o atraso do ciclo menstrual, tais como perda de peso por conta de anorexia ou bulimia, dieta alimentar desequilibrada ou obesidade.
Atividade esportiva muito intensa, disfunções na glândula hipófise, ingestão de alguns medicamentos como antidepressivos e certas intervenções cirúrgicas também podem gerar atrasos no ciclo menstrual.
Foto: © Crystal Eye Studio - Shutterstock.com