Buscopan é o nome comercial de um medicamento cujo princípio ativo é o butilbrometo de escopolamina. O remédio é um antiespasmódico indicado para dores abdominais e cólica menstrual. Buscopan pode ser encontrado em comprimidos e em gotas.
Buscopan é um medicamento indicado para o alívio das dores e desconforto abdominal e, principalmente, das dores da cólica menstrual. Existem três tipos da droga - Buscopan, Buscoduo e Buscopan composto - e a escolha sobre qual deles utilizar depende da intensidade das dores enfrentadas pelo paciente. Neste artigo, trataremos apenas do Buscopan (comprimido e em gotas).
Os tratamentos com Buscopan, em geral, devem ser feitos com uso de um ou dois comprimidos até cinco vezes ao dia. Já na versão em gotas, a posologia é de 20 a 40 gotas de Buscopan até cinco vezes ao dia. A quantidade de gotas deve ser reduzida em crianças com menos de 6 anos.
O Buscopan causa efeitos colaterais leves como urticária, coceira na pele, boca seca e disidrose. Há quadros mais raros e graves como taquicardia, retenção urinária e falta de ar. As formas em comprimidos e gotas provocam as mesmas reações.
Grávidas e lactantes devem fazer uso controlado de Buscopan e apenas sob prescrição médica, assim como pacientes com tendência ao glaucoma, aceleração cardíaca e obstruções urinárias. Buscopan em comprimidos também não é recomendado para menores de 6 anos, que devem fazer uso da versão em gotas. Por sua vez, as gotas contém quantidade importante de sódio e, por isso, devem ser evitadas por pessoas fazendo dieta de restrição de sódio, como os hipertensos.
Os comprimidos de Buscopan possuem 10 miligramas de butilbrometo de escopolamina e excipientes (fosfato de cálcio dibásico, amido de milho, dióxido de silício, ácido tartárico, ácido esteárico, povidona, sacarose, talco, goma arábica, dióxido de titânio, macrogol, cera de carnaúba, cera branca de abelha e álcool etílico). O Buscopan em gotas possui 10 mg do princípio ativo para cada 20 gotas mais excipientes (ciclamato de sódio, ácido acético, acetato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, essência de licor de abadia, água purificada).
Foto: © Oksana Mizina - Shutterstock.com