Causas do fluxo menstrual baixo

Para algumas mulheres pode ser normal ter pouco sangramento durante a menstruação. Esta situação, em geral, tem relação genética e hereditária. Mulheres com baixo fluxo menstrual podem engravidar sem problemas e a incidência de infertilidade entre elas é a mesma do que em mulheres com fluxo menstrual normal. A hipomenorreia, nome científico desta condição, é, no entanto, tecnicamente uma anormalidade do fluxo menstrual. Portanto, deve-se procurar um médico para descartar a existência de problemas que provoquem a redução do fluxo menstrual.

Métodos contraceptivos hormonais

O declínio do fluxo menstrual é um efeito colateral comum de contraceptivos hormonais (anticoncepcionais orais e DIU hormonal, por exemplo), adesivos anticoncepcionais ou implantes hormonais. Os níveis relativamente mais baixos de estrogênio nos contraceptivos hormonais reduzem o crescimento do endométrio, de modo que a quantidade de endométrio que é derramada durante a menstruação também diminui. Muitas mulheres veem isso como um efeito colateral positivo da contracepção hormonal.

Puberdade e menopausa

O sangramento menstrual leve é normal nos extremos da vida reprodutiva, ou seja, logo após a puberdade e antes da menopausa porque a ovulação é irregular nesta época e o endométrio se desenvolve também de forma irregular.

Ausência de ovulação

Outra possível causa da hipomenorreia é a ausência de ovulação devido aos baixos níveis de hormônios tireoidianos ou níveis elevados de prolactina, insulina, problemas de regulação de outros hormônios.

Síndrome de Asherman (ou adesões intrauterinas)

A síndrome de Asherman pode se desenvolver como hipomenorreia ou amenorreia aparentes. O déficit do fluxo menstrual está intimamente relacionado com a extensão das adesões.

Útero de tamanho reduzido

Mulheres com útero reduzido podem conviver com pequena quantidade de fluxo menstrual, pois a superfície de sangramento é menor do que o normal. Isso pode ocorrer quando a cavidade endometrial foi reduzida durante uma miomectomia ou outra cirurgia uterina. Raramente surge em caso de hipoplasia uterina, cujo efeito mais comum é a oligomenorreia (redução da frequência dos períodos menstruais).

Fatores nervosos e emocionais

Fatores psicológicos, tais como sintomas de estresse ou excitação excessiva sobre um acontecimento podem causar hipomenorreia. Estes fatores suprimem a atividade dos centros cerebrais que estimulam os ovários durante o ciclo menstrual, resultando numa redução dos hormônios (estrogênio e progesterona) produzidos pelos ovários.

Baixo nível de gordura corporal

Excesso de exercício e uma dieta muito rigorosa podem causar períodos menstruais escassos se a proporção de gordura corporal da mulher cair abaixo de um certo nível. Ela também pode causar uma ausência total de períodos ou amenorreia.

Foto: © Studio KIWI - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas do fluxo menstrual baixo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade