Teste para detectar Alzheimer em 5 minutos

O diagnóstico do Mal de Alzheimer costuma ser feito através de testes cognitivos que, no melhor dos casos, levam cerca de duas horas. Buscando reduzir esse tempo e possibilitar que até mesmo leigos e parentes possam identificar sinais de demência em um paciente, o neurologista estadunidense James E. Galvin, da Universidade da Flórida, desenvolveu método com 10 indicadores que aponta sintomas do distúrbio mental em apenas cinco minutos.

Método

O método criado pelo médico, chamado de Sistema Rápido de Avaliação da Demência (QDRS, na sigla em inglês), consiste em 10 indicadores. De acordo com a resposta do paciente para cada item, é dada uma nota que varia de 0 a 3. No final da avaliação, o escore pode ficar entre 0 e 30. Quanto maior o número, maiores as chances do paciente estar com algum grau de demência.

Indicadores do teste

Memória

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares sem interferência nas atividades diárias.

0,5 ponto - Esquecimento leve e regular de eventos, que pode interferir em atividades diárias; repete perguntas e frases, coloca objetos em lugares incomuns; esquece compromissos.

1 ponto - Perda de memória leve a moderada, mais perceptível quando se trata de eventos recentes; interfere nas atividades diárias.

2 pontos - Perda de memória moderada a severa; novas informações são rapidamente esquecidas; só lembra de informações com muito esforço.

3 pontos - Perda de memória severa; quase impossível recordar novas informações; memória de longo prazo pode estar afetada.

Orientação

0 - Plenamente orientado quanto a pessoas, espaço e tempo praticamente sempre.

0,5 - Leve dificuldade em manter controle do tempo; pode esquecer datas com mais frequência do que no passado.

1 - Dificuldade leve a moderada em acompanhar o tempo e sequências de eventos; orientado em locais familiares, mas fica confuso fora de espaços conhecidos; perde-se e fica vagando.

2 - Dificuldade moderada a severa; geralmente desorientado quanto a tempo e espaço; frequentemente tem dificuldade em lembrar do passado.

3 - Orientado apenas quanto ao próprio nome, ainda que possa reconhecer parentes.

Tomada de decisões

0 - Resolve problemas cotidianos sem dificuldades; lida bem com questões pessoais e financeiras; habilidades de tomada de decisões consistentes com seu histórico.

0,5 - Leve debilidade (ou maior demora) na resolução de problemas; dificuldade com conceitos abstratos; decisões ainda coerentes.

1 - Dificuldades moderadas em lidar com problemas e tomar decisões; delega muitas decisões a terceiros; percepção social pode estar levemente comprometida; perda de discernimento.

2 - Gravemente debilitado em lidar com problemas, tomando apenas decisões pessoais simples; percepção social frequentemente debilitada; sem discernimento.

3 - Incapaz de tomar decisões ou resolver problemas; terceiros tomam quase todas as decisões.

Atividade fora de casa

0 - Leva adiante sua profissão de forma independente, realiza compras, atividades comunitárias e religiosas, voluntárias e em grupos sociais.

0,5 - Leve debilidade nessas atividades se comparado a desempenhos prévios; leve mudança nas habilidades como motorista; ainda capaz de lidar com situações de emergência.

1 - Incapaz de funcionar de modo independente, mas ainda capaz de acompanhar compromissos sociais; parece "normal" a terceiros; perda de habilidade de lidar com situações de emergência.

2 - Sem habilidade de praticar atividades fora de casa de forma independente; parece bem o suficiente para ser levado para atividades exteriores, mas geralmente precisa estar acompanhado.

3 - Incapaz de praticar atividades de forma independente; parece muito doente para ser levado a atividades fora de casa.

Habilidades em casa

0 - Atividades em casa, hobbies e interesses pessoais mantidos em relação ao comportamento prévio.

0,5 - Leve debilidade ou perda de interesse nessas atividades; dificuldade em operar equipamentos, sobretudo os mais novos.

1 - Debilidade leve porém definitiva em casa e em hobbies; abandonou tarefas de maior dificuldade, bem como interesses mais complexos.

2 - Preservadas apenas as atividades diárias mais simples; interesse muito restrito em hobbies, cumprido com pouco rigor.

3 - Sem habilidade significativa em tarefas domésticas ou em hobbies prévios.

Higiene pessoal

0 - Totalmente capaz de se cuidar, vestir, lavar, tomar banho, usar o banheiro.

0,5 - Mudanças leves nas habilidades com essas atividades.

1 - Precisa ser lembrado de ir ao banheiro, mas consegue fazê-lo de forma independente.

2 - Precisa de ajuda para se vestir e limpar; ocasionalmente incontinente.

3 - Requer considerável ajuda com a higiene e cuidado pessoal; incontinência frequente.

Comportamento e personalidade

0 - Comportamento social apropriado, nas esferas pública e privada; nenhuma mudança na personalidade.

0,5 - Mudanças questionáveis ou muito leves em comportamento, personalidade, controle emocional e pertinência das escolhas.

1 - Mudanças leves em comportamento ou personalidade.

2 - Mudanças moderadas em comportamento ou personalidade, afetando a interação com as pessoas; pode ser evitado por vizinhos ou parentes distantes.

3 - Severas mudanças de comportamento ou personalidade, tornando inviáveis ou desagradáveis as interações com terceiros.

Comunicação

0 - Nenhuma dificuldade de linguagem ou esquecimento de palavras; lê e escreve tão bem quanto no passado.

0,5 - Dificuldade leve porém consegue encontrar termos descritivos; leva mais tempo para concluir raciocínio; leves problemas de compreensão, leitura e escrita; conversação debilitada.

1 - Dificuldade moderada em encontrar as palavras certas; incapaz de nomear objetos; notável redução em vocabulário; compreensão, conversação, leitura e escrita reduzidas.

2 - Debilidades moderadas ou severas na fala ou na compreensão; dificuldade em comunicar pensamentos aos demais; habilidade limitada em leitura e escrita.

3 - Déficits severos em linguagem e comunicação; pouca ou nenhuma fala compreensível.

Humor

0 - Nenhuma mudança de humor, interesse ou motivação.

0,5 - Ocasionais momentos de tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação.

1 - Questões moderadas porém diárias com tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação.

2 - Questões moderadas com tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação.

3- Questões severas com tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação.

Atenção e concentração

0 - Atenção normal, concentração e interação com o meio que o rodeia.

0,5 - Problemas leves de atenção, concentração ou interação com o ambiente; pode parecer sonolento durante o dia.

1 - Problemas moderados de atenção e concentração; pode ficar olhando fixamente para um ponto no espaço ou de olhos fechados durante alguns períodos; crescente sonolência durante o dia.

2 - Passa parte considerável do dia dormindo; não presta atenção ao seu redor; quando conversa diz coisas sem lógica ou que não têm relação ao tema.

3 - Habilidade limitada ou inexistente para prestar atenção ao ambiente externo.

Resultado

Ao fim da avaliação, é preciso somar o número de pontos obtido pelo paciente e enquadrá-lo em um dos cinco níveis descritos pelo criador do teste.

Normal: 0 ou 1 pontos
Leve debilidade cognitiva: 2 a 5 pontos
Demência leve: 6 a 12 pontos
Demência moderada: 13 a 20 pontos
Demência severa: 20 a 30 pontos

A partir dos 13 pontos, é indicada uma consulta ao médico especialista para a realização de exames complementares e, constatado o Alzheimer, início do tratamento adequado.

Foto: © Sylvie Bouchard - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Teste para detectar Alzheimer em 5 minutos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade