Remédio para dor de ouvido

A dor de ouvido, que recebe o nome técnico de otite, corresponde a uma inflamação do ouvido. Na maioria dos casos, a dor de ouvido é curada de maneira espontânea. Em outras ocasiões, no entanto, deve-se utilizar alguns medicamentos para combater a doença.

Remédio para otite

A otite, na maioria dos casos, se trata de maneira espontânea, em dois ou três dias. No entanto, alguns casos demandam uso de antibióticos para o combate da infecção bacteriana. Entre as bactérias causadoras da otite estão Streptococcus pneumoniae e Staphilococcus aureus. Para enfrentar estas infecções dolorosas no ouvido, os antibióticos recomendados são amoxicilina e ceftriaxona. A azitromicina é prescrita para crianças alérgicas a outros compostos. A definição da dosagem e tempo de tratamento cabe exclusivamente ao médico especialista.

Remédio para dor de ouvido em bebês

Em geral, divide-se o tratamento de dor de ouvido infantil em três partes, de acordo com a idade do paciente. Bebês de até seis meses devem ser tratados com antibióticos independentemente da certeza do diagnóstico ou gravidade da doença. Já crianças entre seis meses e dois anos devem ser tratadas se houver certeza ou se os sintomas foram graves. Em caso de incerteza e sintomas leves ou moderados, a criança deve permanecer em observação.

Remédio para dor de ouvido infantil

Crianças com mais de dois anos que apresentem dor de ouvido devem ser tratadas com uso de antibióticos específicos apenas em caso de certeza do diagnóstico diferencial e sintomas graves. Nas demais situações, deve-se somente mantê-la em observação.

Remédio para dor de ouvido em cachorros

Caso o cachorro apresente os sinais de uma dor de ouvido (agressividade ao tocar as orelhas, coceira e vermelhidão), é fundamental levá-lo a um veterinário para avaliação. O tratamento da otite em cachorros vai depender da gravidade do problema. Para casos mais leves, apenas cremes e pomadas são receitados. Já em situações mais graves, o uso de comprimidos por via oral também é prescrito.

Remédio caseiro para dor de ouvido

O uso de algodão embebido em chá de camomila nos ouvidos alivia os sintomas e é um importante remédio caseiro para complementar o tratamento da dor de ouvido.

Foto: © VGstockstudio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio para dor de ouvido', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade