Para que serve o zinco

O zinco é um mineral essencial para a saúde e pode ser encontrado em diversos alimentos.

Função do zinco

As principais funções do zinco no organismo são a intervenção na metabolização de proteínas e ácidos nucleicos, estimulando a atividade de mais de 100 enzimas, colaborando para o bom funcionamento do sistema imunológico, ajudando a cicatrizar ferimentos, melhorando percepções do paladar, do olfato e estimulando a síntese de DNA.

Alimentos ricos em zinco

O zinco é encontrado em diversos alimentos como ostras, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, mariscos, favas e nozes.

Ingestão diária de zinco

Recomenda-se uma ingestão diária de zinco de aproximadamente 10 miligramas, que deve ser menor para bebês, crianças e adolescentes e maior para as mulheres grávidas e durante o aleitamento.

Sintomas da falta de zinco

A deficiência de zinco pode retardar o crescimento, gerar perda de cabelo, diarreias, impotência sexual e imaturidade sexual nos adolescentes, além de apatia, cansaço e depressão, lesões oculares e de pele, unhas quebradiças, amnésia, perda de apetite e de peso, aumento do tempo de cicatrização de ferimentos e anomalias olfativas.

Consequência da falta de zinco no organismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas que não consomem quantidades suficientes de zinco têm maiores chances de sofrer com ação de agentes infecciosos, e em decorrência disso, passam mais tempo doentes se comparadas com aquelas que têm uma ingestão de zinco adequada.

Suplementos de zinco

Algumas pessoas que sofrem com acrodermatite enteropática (falta de absorção de zinco pelo intestino), diabetes, transtornos alimentares, doenças intestinais e renais podem precisar de suplementos de zinco para compensar a deficiência de absorção causada por esses problemas.

Foto: © Pixabay.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Para que serve o zinco', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade