O chá de camomila, obtido a partir de uma planta cultivada no Brasil, possui propriedades calmantes e digestivas que pode ser úteis para combater diferentes males.
A camomila possui pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, e tem cultivo anual no Brasil e, principalmente, na América do Norte. Para que suas propriedades sejam mantidas, sua colheita deve ser feita antes do amadurecimento.
A infusão de camomila é amplamente utilizada para combater o estresse e aliviar males digestivos. Os fenólicos, compostos presentes na camomila, combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico. A glicina auxilia na produção de colágeno, o tanino atua como um cicatrizante natural e o ácido antêmico é uma substância utilizada no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.
O chá de camomila pode auxiliar a combater problemas de má digestão, atuar como sedativo, protetor térmico da pele, conjuntivite, dores musculares, estresse, insônia, diarreia, inflamações urinárias e gripes.
O chá de camomila é contraindicado na gravidez, bem como em pessoas com rinite alérgica e pacientes que fazem uso de medicamentos para combater a trombose, já que pode aumentar o risco de hemorragia.
Por ser um grande relaxante muscular, o chá de camomila alivia os sintomas da cólica menstrual e uterina. Nos bebês, a infusão também pode ser utilizada para combater dores de barriga e o período de nascimento dos dentes.
Outro benefício do chá de camomila é clarear os cabelos, atuando em sua pigmentação.
Foto: © AfricaStudio - Shutterstock.com