Cólica - Definição

Abril 2018


Definição de cólica

Uma cólica é uma dor forte e intensa bastante comum. Termo inicialmente utilizado para descrever dores no cólon, sua utilização hoje é para definir dores nos numerosos órgãos abdominais, assim como cólicas nefróticas afetando os rins ou cólicas hepáticas nas vias biliares. Elas podem possuir causa alimentar, tóxica, fisiológica ou psicológica. O tratamento depende da causa. O termo cólica é igualmente utilizado para descrever as sensações de desconforto que os bebês sentem no tubo digestivo causando crises de choro. Elas são bastante frequentes e desaparecem sem precisar de tratamento por volta da idade de quatro meses.
Artigo original publicado por asevere. Tradução feita por Jeff. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cólica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Condrocalcinose - Definição
Colágeno - Definição