Cólon - Definição

Faça uma pergunta

Definição de cólon

O cólon é um trecho do sistema digestivo que mede cerca de 1,5 metro e que liga o ceco ao reto. Ele se subdivide em quatro partes: cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. Seu papel é principalmente fazer transitar dejetos formados pelos materiais não absorvidos pelo tubo digestivo, que serão em seguida eliminados em forma de fezes.

No cólon, podem surgir patologias como a síndrome do cólon irritável, doenças inflamatórias crônicas (doença de Crohn, retocolite hemorrágica) ou agudas (diverticulite, colite aguda), pólipos e câncer de cólon. Os sintomas causados por uma doença do cólon são essencialmente constipação ou diarreia, dor abdominal, inchaço e sangue nas fezes. O principal exame para condições neste local é a colonoscopia, que permite visualizar o interior do órgão com uma minicâmera.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também