Cólon - Definição

Abril 2018


Definição de cólon

O cólon é um trecho do sistema digestivo que mede cerca de 1,5 metro e que liga o ceco ao reto. Ele se subdivide em quatro partes: cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. Seu papel é principalmente fazer transitar dejetos formados pelos materiais não absorvidos pelo tubo digestivo, que serão em seguida eliminados em forma de fezes.

No cólon, podem surgir patologias como a síndrome do cólon irritável, doenças inflamatórias crônicas (doença de Crohn, retocolite hemorrágica) ou agudas (diverticulite, colite aguda), pólipos e câncer de cólon. Os sintomas causados por uma doença do cólon são essencialmente constipação ou diarreia, dor abdominal, inchaço e sangue nas fezes. O principal exame para condições neste local é a colonoscopia, que permite visualizar o interior do órgão com uma minicâmera.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de janeiro de 2018 às 12:23 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cólon - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Corticoesteroides - Definição
Colonoscópio - Definição