Colonoscópio - Definição


Definição de colonoscópio

O colonoscópio é um instrumento médico que permite examinar o interior do cólon e o reto. O colonoscópio é um tubo flexível com uma minicâmera de vídeo na extremidade. Ele é introduzido no cólon pelo ânus, sob anestesia local ou geral. Antes, o intestino é limpo pela ingestão de uma preparação que permite seu esvaziamento. As imagens do interior do cólon são transmitidas diretamente em uma tela. Esse exame se chama colonoscopia e permite estudar as mucosas do cólon e diagnosticar doenças inflamatórias crônicas como a doença de Crohn e a retocolite hemorrágica, descobrir pólipos e retirá-los e procurar um câncer do cólon.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de maio de 2018 às 10:12 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Colonoscópio - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cólon - Definição
Colostro - Definição