As cólicas são muito comuns nos bebês, especialmente nos recém-nascidos, que ainda têm o intestino muito imaturo. Em alguns casos, apenas massagens são suficientes, ao passo que outras situações pedem medicação.
Movimentos circulares feitos na barriga do bebê ajudam a aliviar as dores das cólicas, ao passo que uma bolsa de água quente também é recomendada para esses momentos. Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê é uma solução adotada por muitas mães e que surte efeitos positivos.
Como medicamentos só devem ser receitados por um especialista, há alguns remédios naturais que são eficientes no momento de combater a cólica em bebês. Uma alternativa é dar, sempre antes e depois de ele mamar na mamadeira, pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, que possuem efeito antiespasmódico para aliviar as cólicas e diminuir a produção de gases. Bebês que mamam no peito ainda podem se beneficiar da ingestão desse chá pela mãe, já que seus ativos passam através do leite.
Os alimentos que a mãe que amamenta deve evitar comer em excesso porque podem causar cólicas no bebê são brócolis, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas, bem como pimentão, pepino, nabo, feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas.
A mãe deve sempre estar atenta aos sinais que o bebê apresentar após a mamada, tais como gases, choro, irritação ou dificuldade em dormir após ingerir determinado alimento. Se os sinais forem evidentes, a lactante deve reduzir a quantidade e fracionar entre as refeições o consumo dos alimentos destes grupos. Em alguns casos é necessário cortá-los por completo.
Foto: © Anatoly Tiplyashin - Shutterstock.com